Skip to content

MUDANÇAS NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA UERJ – Parte II

March 13, 2013

Olá a todos.

Tendo em vista as alterações no Exame de Qualificação da UERJ 2014 explicitadas no Edital de Convocação do referido concurso poderíamos levantar algumas “suspeitas”:

1º) É importante frisar que, em nenhum momento, o edital estabeleceu um número total de questões no Exame de Qualificação de 2014 (até o ano passado, a prova constava de 60 questões). Esta “lacuna” abre a possibilidade de pensarmos em um aumento de questões na primeira fase da UERJ.

2º) A redistribuição das ciências em 4 frentes, desvinculando a matemática da física, química e biologia; fortalece ainda mais a hipótese de um  aumento no total de questões da prova. Outra hipótese bem relevante é a possibilidade de um aumento considerável no número de questões de matemática no exame.

3º) Por sinal, o ato de desvincular a Matemática das outras ciências da natureza, nos permite até imaginar um maior fortalecimento do conteúdo tanto quantitativamente (mais conteúdos abordados) quanto qualitativamente (alguns conteúdos antes esquecidos, agora poderiam voltar a ter o seu merecido espaço).

4º) Por último… perguntar não ofende né?! A divisão utilizada na UERJ se assemelha muito com a divisão estabelecida pelo MEC (ENEM)… seria isso um ensaio para uma futura adesão  da UERJ ao ENEM (ou SISU, como queiram)?

Pois é…só o tempo dirá!

Um beijo a todos!

Paz e Bem!

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: