Skip to content

Matemática e Loteria: O Método Rainbow

April 14, 2013

A Teoria das Probabilidades, com raízes no século 15, define campos que vão das loterias ao mercado de seguros co enorme impacto na Economia.

O MÉTODO RAINBOW.

Nosso propósito é oferecer um modelo matemático probabilístico simples aos apostadores de jogos de prognósticos com o intuito de mostrar sua organização e o comportamento probabilístico de seus resultados.

Podemos justificar nossa proposta com a fala de Francis Bacon, segundo o qual “conhecimento das causas secretas e do movimento das coisas aumenta os limites do império humano tornando tudo possível”.

As pessoas ainda apostam na loteria da mesma forma que nossos antepassados. Através de números baseados em datas de aniversário, sonhos e todos os tipos de “números de sorte”. São formas de apostar sem nenhuma racionalidade ou embasamento matemático.

Pensar em termos de combinações individuais, subjetivas, não é prático nem leva a conclusão alguma. Afinal as loterias tem, tipicamente, milhões de resultados possíveis. O caminho lógico poderia ser de tentar organizar esses resultados em grupos que tivessem um mesmo padrão de comportamento.

Uma possibilidade seria a de ordenar tais combinações em função das suas dezenas e não dos próprios números em si.

O Método Rainbow consiste nisso: em optar por um raciocínio por dezenas; procurar obter um padrão de frequência com essas frequências; e, obviamente apostar naquelas dezenas que apresentam maiores frequências.

No próximo post irei exemplificar o Método Rainbow no jogo mais popular do Brasil: A Mega-Sena.

 

Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: